Notícia Independente

Informação diferenciada para você

  • Estatística

    • 13,652 visitantes
  • junho 2009
    D S T Q Q S S
        jul »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    282930  
  • Editorias

  • Assinar

Com aquele jeitinho brasileiro… Paraibano dá show em ônibus no Rio

Posted by Roberta Andrade Cylleno em 19/06/2009

O paraibano leva a música a sério

O paraibano leva a música a sério

Há coisas que só são vistas no Rio de Janeiro em uma quinta-feira, à tarde, dentro de um ônibus da linha 157. Claudemir Pereira da Silva, de 25 anos, natural de João Pessoa, Paraíba, pagou a passagem, passou pela roleta, pegou o violão e começou a cantoria. Não é que ele é mesmo afinado?! Claudemir vestia camisa verde e amarela, jeans surrado, tênis e um chapéu de crochê marrom que era usado pela tia para ir à praia. A falta de dinheiro não lhe tirou o sorriso do rosto.

As músicas Anunciação, do pernambucano Alceu Valença, e Fácil da banda mineira Jota Quest, fazem parte do repertório. Ao término da apresentação passou o saquinho da sorte para quem pudesse contribuir. O valor não é importante, qualquer moedinha vem a calhar, pois é assim que o morador de Madureira consegue dinheiro para as despesas do mês. Antes de levar a vida nas cordas da viola, vendia água em um sinal no bairro onde mora. “Vai aparecer alguém que te dê uma oportunidade”, disse um amigo. Oportunidade é uma palavra constante para o nordestino, que em apenas cinco minutos, a repete sete vezes.

Na Paraíba, cursou segundo grau e era comerciante. Aprendeu a tocar de ouvido com um guitarrista de um grupo de forró regional, o Queijo Ralado. Em um período de seis meses, dominava os acordes. Já coleciona oito anos de experiência. Montou um grupo de forró que toca na noite carioca, nas praias, ou quando são contratados por algum bar. O único CD que conseguiu gravar não está à venda. Carrega sempre consigo, na esperança de ajudar a divulgar seu trabalho. Para diversificar, também toca pagode, axé, sertanejo, MPB… Compositor, também gravou uma música, composta por ele: a Dança do Siri.

O jovem que já é popular entre os motoristas de ônibus como o Garoto do Chapéu não é reconhecido sem o acessório. “Me empresta esse chapéu pra eu fazer uma apresentação nos ônibus?”, pediu à tia, “Esse chapéu vai ser a minha marca”. A intenção inicial deu certo.  Na maioria das vezes, paga a passagem, mas tem aqueles dias de sorte que consegue uma carona.

 “Oportunidade, Deus me deu pra fazer esse trabalho, para o pessoal escutar e eu mostrar o meu talento ao povo que está aí na frente”, declara o simpático paraibano que é a cara do Brasil.

5 Respostas to “Com aquele jeitinho brasileiro… Paraibano dá show em ônibus no Rio”

  1. Geisa Cotrim said

    Acho muito interessante pessoas que usam seu talento para entreter os outros , e o mais nobre: sem compromisso de receberem algo em troca. Fazem de bom grado mesmo recebendo apenas 10 centavos, isso quando alguém tem boa vontade! Melhor do que pedir, melhor do que roubar é oferecer algo antes, e o resto Deus recompensa.
    Parabéns pelo site! Venho ver sempre que der!

    Geisa Cotrim

  2. Ludmila said

    Beta, parabéns pelo BLog!!!!

    Bjs, Lud.

  3. Priscilla Alves said

    isso me lembrou uma história de um cara que gravou o cd na maior dificuldade, 10.000 cópias. Aí o caminhão tombou e saquearam, levaram quase todos os cds do cara. Ele ficou mó triste, claro. Mas depois foi chamado por uma gravadora, pq o povo ouviu o cd e caiu no gosto do povo.😄

  4. Adriana Salituro said

    Muito bom, Roberta! O seu entusiasmo é o grande passo para uma brilhante carreira jornalística, parabéns pelo blog!

  5. Roberta Monteiro said

    Parabéns pelo blog. Muito bacana a Arte feita com esforço e com batalha.

    vamos levantar a bandeira para mudar esse país. Arte limpa. vamos valorizar a arte.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: