Notícia Independente

Informação diferenciada para você

  • Estatística

    • 13,652 visitantes
  • julho 2009
    D S T Q Q S S
    « jun   ago »
     1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    262728293031  
  • Editorias

  • Assinar

Parques da Zona Sul estão abandonados

Posted by Roberta Andrade Cylleno em 28/07/2009

Para muitas crianças, fim de semana não é fim de semana sem dar uma passadinha no parquinho para brincar com os amigos. Os pais realizam o desejo dos filhos, mas até os mais novos já perceberam o abandono dos parques da cidade, como o Parque Tom Jobim (localizado no Espaço Victor Assis Brasil), mais conhecido como Parque dos Patins, na Lagoa Rodrigo de Freitas. O Parque do Penhasco Dois Irmãos, no Leblon, também é criticado pelos frequentadores. “O parque é muito bonito, mas até agora não vi um guarda municipal. Assim, o lugar acaba sendo uma presa fácil para a criminalidade”, afirma o vendedor Cleber Machado.

Foto: Roberta AndradeO parque é caminho para o acesso ao morro Chácara do Céu. De acordo com Aguinaldo Barbosa Lima, morador da comunidade há 42 anos, assaltos são raros, mas já aconteceram no parque. “Já ouvi história de gente que vem de fora para assaltar aqui”, conta Aguinaldo.

Na entrada do parque é possível encontrar uma escultura da artista plástica Mazeredo, datada de maio de 2004, completamente pichada. A placa de identificação da obra está enferrujada e dificulta a leitura. Esculturas de Oscar Niemeyer também sofrem com a maresia. “A prefeitura bem que podia restaurar essas esculturas” contesta a arquivista da UFF Roberta Campos Pinto Monteiro. “Não são muitas, mas fazem parte do acervo cultural da cidade”.

Os problemas encontrados no Parque Tom Jobim são outros. Pichações, limpeza, falta de segurança e conservação dos brinquedos, e do local, fazem parte da lista de reclamações. “Tenho medo pela minha filha”, relata a professora Maria das Graças Martins, “Não deixo ela usar o balanço porque está para cair a qualquer momento, o concreto dos brinquedos está corroído e é tanta sujeira que até camisinha ela já encontrou”.

A professora universitária Cristiane Amorim leva sempre a filha para brincar e também se preocupa com a conservação do parque. “Uma das coisas que poderia melhorar é a área gramada do parque que já desapareceu faz tempo”, afirma Cristiane.

Foto: Roberta AndradeO funcionário público Ricardo Lelis também reclama da falta de fiscalização dos ambulantes e dos quiosques. “Uma vez encontrei uma lagarta na salada”, reclama Ricardo.

Os irmãos Rafael (13) e Muriel Moreira de Mello (12) apontam para um poste em que a clarabóia está pendurada e reclamam do mau cheiro presente em diversas partes do parque. “Faz um tempo que a gente não vinha aqui, mas a situação piorou bastante”, contesta Rafael, “Está tudo sujo, abandonado e o cheiro é péssimo”. E Muriel completa “Isso aqui já foi bem melhor”.

2 Respostas to “Parques da Zona Sul estão abandonados”

  1. Augusto Boisson said

    É impressionante o descaso do poder público pelo mobiliário urbano do município do Rio de janeiro. Essa mesma Prefeitura que mantém e silencia sobre os tombamentos ilegais de prédios sem valor algum na zona sul do Rio, principalmente os do Leblon e de Ipanema, abandona os parques da nossa cidade. A cultura, infelizmente, não tem a menor importância para o Prefeito, pois, são obras de arte de reconhecido valor que estão em processo avançado de deterioração, para desespero dos seus criadores e os amantes das artes. LAMENTÁVEL!

  2. Maria Jose Berto said

    Infelizmente o abandono do Estado com nossas praças, parques, encostas, é responsável pela ocupação ilegal e pela destruição do patrimônio da nossa cidade.Bom podermos contar com a Jornalista Roberta ao publicar nossas demandas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: