Notícia Independente

Informação diferenciada para você

  • Estatística

    • 13,652 visitantes
  • agosto 2009
    D S T Q Q S S
    « jul   set »
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    3031  
  • Editorias

  • Assinar

IPVA é fonte de polêmica

Posted by Roberta Andrade Cylleno em 02/08/2009

Foto:O pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) começou a ser questionado. O vice-presidente da Fundação Getúlio Vargas (FGV), professor Marcos Cintra, demonstrou através de uma pesquisa a necessidade de elevar o valor do IPVA, enquanto um grupo de residentes da Zona Sul, liderados pelo presidente da Associação de Moradores e Proprietários de Prédios do Leblon Augusto Boisson, se reuniu para encontrar uma maneira de acabar com o imposto.

 O estudo de Marcos Cintra comprovou que o tempo perdido pelos trabalhadores em engarrafamentos, no percurso de casa para o serviço, atinge 12% do PIB (Produto Interno Bruto), apenas na cidade de São Paulo. Com base no resultado da pesquisa do professor, o Ministério das Cidades encaminhou ao Congresso um projeto de lei para os grandes centros de todo o País, que são atingidos pelo mesmo problema. O projeto tem o objetivo de restringir o uso de automóveis, acompanhado da criação de pedágios nas áreas de maior volume de tráfego.

Foto: Roberta AndradeJá Augusto Boisson, que organizou o boicote ao IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), defende a extinção do IPVA com base no artigo 5º, inciso XV, da Constituição Federal, que diz ser “livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens”. “A lei não menciona que se deve pagar para entrar ou sair de qualquer lugar com seus bens, portanto a cobrança do IPVA pode ser interpretada como indevida” afirma Boisson, “Nós estamos sendo bitributados”.

Assista abaixo entrevista concedida por Augusto Boisson sobre o protesto contra o aumento do IPVA:

Veja mais:

Opinião: Augusto Boisson (presidente da Associação de Moradores e Proprietário de Prédios do Leblon) fala sobre a crise financeira mundial, o vencedor do Oscar de 2009 e interatividade entre internet e TV!

Uma resposta to “IPVA é fonte de polêmica”

  1. Bianca Nobre said

    Tomei conhecimento do site pela pesquisa sobre o imposto do IPVA.
    Achei muito legal a sua matéria e deu para colher dados muito importantes. Meus parabéns! Seu site é um verdadeiro arraso. Quanto à entrevista, só tenho elogios. Excelente!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: