Notícia Independente

Informação diferenciada para você

  • Estatística

    • 13,652 visitantes
  • agosto 2009
    D S T Q Q S S
    « jul   set »
     1
    2345678
    9101112131415
    16171819202122
    23242526272829
    3031  
  • Editorias

  • Assinar

Zouk na Praia de Copacabana

Posted by Roberta Andrade Cylleno em 23/08/2009

Foto: Roberta AndradeA orla de Copacabana reserva surpresas quando o assunto é entretenimento. O quiosque Copa&Arte (localizado exatamente ao lado do posto três), que oferece regularmente crepes e sanduíches aos frequentadores, tem um diferencial no cardápio toda sexta-feira: o evento Latina Praia, que toca zouk, com cortinas de samba e forró. O lugar reúne veteranos e novatos da dança, além dos curiosos que param para admirar o estilo musical pouco conhecido. A agitação começa meia-noite e só termina com o nascer do sol.

Foto: Roberta AndradeComo o evento acontece na praia, um lugar aberto ao público, não é cobrada entrada ou qualquer tipo de consumação mínima. Toda sexta-feira é possível encontrar pelo menos um dançarino que comemora o aniversário no Latina Praia. Como a data é especial, é feita uma roda, em que os componentes se revezam para dançar com a estrela da noite. “Todos os meus amigos sempre vem para cá e aqui me sinto em casa”, disse a sorridente aniversariante Maria de Fátima Loureiro de Oliveira, que completa 20 anos.

A palavra zouk significa festa. A dança começou nas Antilhas Francesas se espalhou por Portugal, Espanha e África, para só depois chegar aos países da América Latina. O zouk veio para o Brasil logo depois da lambada e passou a ser chamado, naquela época, de lambada francesa. O zouk desembarcou no Brasil diretamente em Porto Seguro, mas não demorou a se fortalecer no Rio de Janeiro, mais precisamente na Ilha dos Pescadores, o ponto de encontro da lambada. “Em 1994 fomos para Porto Seguro e ganhamos o campeonato de zouk” afirma Rogério Soares Schidmit, que dança desde 1992. “Foi uma verdadeira vertigem ganhar, inclusive, dos baianos”, completou entusiasmada a veterana Maria José Ferreira, mais conhecida como Zezé. O casal é marca registrada nos bailes.

O zouk foi criado na praia. Não há ambiente que combine mais com a dança e a música que a orla de Copacabana, a princesinha do mar da canção de Braguinha. “O zouk na praia de Copacabana tem tudo a ver”, afirmou o analista de sistemas Norberto da Silva Santos Filho, o DJ Betinho, “o clima combina com o jeito despojado de andar de chinelo e transpira a sensualidade da mulher carioca”.

Leia Mais

A história do zouk
Fique por dentro de outros eventos e faça download de músicas de zouk

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: