Notícia Independente

Informação diferenciada para você

  • Estatística

    • 13,652 visitantes
  • fevereiro 2010
    D S T Q Q S S
    « nov   jun »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    28  
  • Editorias

  • Assinar

Avatar: Combinação de história velha e roupagem inovadora atrai o público

Posted by Roberta Andrade Cylleno em 13/02/2010

O avatar de Jake Sully (Sam Worthington) na batalha final

O diretor e roteirista James Cameron, do filme Avatar, ganhou novas denominações após a arrecadação de 1,5 bilhões de dólares (só perde para Titanic, também de Cameron, que conquistou a soma de 1,8 bilhões de dólares nas bilheterias). Visionário, gênio, deus e louco são algumas delas. Talvez o cineasta canadense seja um pouco de cada após dedicar quinze anos de trabalho na criação de um planeta inteiramente novo. Cada detalhe da fauna e flora foi cuidadosamente elaborado, além dos habitantes com características, costumes e crenças únicas. O dowload do roteiro integral já está disponível em site oficial. O tempo da confecção do filme não é o único detalhe que merece destaque. O uso da tecnologia 3D bem desenvolvida, e equipamentos e profissionais capacitados para combinar a interpretação dos atores com computação gráfica, também foram imprescindíveis para o alcance do resultado do longa. James Cameron tinha a consciência de que só com as evoluções tecnológicas corretas seria possível dar vida a essa história.

Imagine um mundo em que seres humanos tenham mais que um comprometimento ideológico ou moral com cada ser vivo – que essa ligação seja física, orgânica e profunda – e que todos vivam em harmonia, respeitando as diferenças, o equilíbrio e o ciclo da vida. É assim que vive a população alienígena de Pandora. “O filme dá a impressão de um outro mundo que está esperando por nós”, refletiu o médico Aristides Lopes de Abreu. Os Na’vi são criaturas de três metros de altura, pele azulada e comportamento considerado selvagem. A paz é ameaçada quando um exército de humanos mercenários destrói uma grande árvore, a moradia de um clã, com a intenção de explorar um minério valiosíssimo.

É inevitável a comparação com a vida, os ideais da sociedade atual – como a preocupação com a preservação do meio ambiente e o capitalismo selvagem – e fatos históricos – como a colonização europeia em países das Américas do Norte e do Sul – para aqueles que assistem ao novo xodó de Cameron. “Ele (James Cameron) teve a sensibilidade de criar personagens muito humanos, mas, ao mesmo tempo, com valores tão diferentes dessa sociedade moderna… e mesmo assim a gente se identifica, conseguimos enxergar esses dois lados”, refletiu a jornalista Bruna Corona logo após assistir ao filme.

As primas Renata Medina (frente) e Bruna Corona (atrás) se surpreendem com Avatar em 3D

A interpretação é real. Depois das filmagens com os atores é feita a transformação dos humanos em Na’vi. Uma roupa especial que ajuda a captar movimentos e expressão corporal de forma minuciosa e uma câmera em 3D capaz de identificar as expressões mais complexas do rosto humano foram utilizadas no processo.  “Nunca tinha visto um filme em 3D. Foi muito legal porque parece que você está no filme. Os óculos incomodam um pouco, mas vale a pena”, falou empolgada a estudante de direito Renata Medida.

O pioneirismo tecnológico e as premiações (Avatar já ganhou o Globo de Ouro) são alguns dos fatores que atraem o público. “Vim ver Avatar porque gosto muito do diretor, pelo trabalho técnico e porque está concorrendo ao Oscar”, declarou a psicóloga Claudia Moares. Um sonho impossível, Distrito 9, Educação, Guerra ao Terror, Bastardos inglórios, Preciosa – Uma história de esperança, Um homem sério, Up – altas aventuras e Amor sem escalas também disputam a estatueta de melhor filme. A disputa ocorre dia 7 de março (domingo).

“As pessoas têm comprado seus ingressos com antecedência pela internet, chegando mais cedo ou até mesmo um dia antes”, contou uma funcionária do cinema Leblon. Quem ainda não viu Avatar é melhor correr e garantir logo o ingresso nas salas de cinema, lotadas, em qualquer dia da semana.

Uma resposta to “Avatar: Combinação de história velha e roupagem inovadora atrai o público”

  1. Elizabeth Passos said

    Roberta, adorei sua publicação sobre o filme Avatar. James Cameron que dirigiu maravilhosamente o filme Titanic, não poderia deixar desejar em Avatar. Ainda mais sendo um filme já idealizado por ele ha 14 anos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: