Notícia Independente

Informação diferenciada para você

  • Estatística

    • 13,652 visitantes
  • dezembro 2016
    D S T Q Q S S
    « dez    
     123
    45678910
    11121314151617
    18192021222324
    25262728293031
  • Editorias

  • Assinar

Profissão Nutricionista

Profissional analisa o funcionamento do organismo humano e é responsável pela elaboração de dietas personalizadas. 

Por Rômulo Martins

Nutricionista é o profissional da saúde e bem-estar que garante uma melhor qualidade de vida aos clientes por meio da alimentação. Segundo Priscila Garcia Serpa, nutricionista do EMEX, centro de nutrição orientada localizado em São Paulo, a busca por uma vida saudável e os controles rígidos de qualidade nos estabelecimentos comerciais deram visibilidade ao profissional da área de Nutrição.

A abertura de novos campos de atuação obrigou os nutricionistas, que passam quatro anos na universidade, a correr atrás de mais conhecimento. No vídeo abaixo, Priscila fala sobre a importância da formação universitária, dá dicas para quem está estudando, fala sobre áreas de atuação e principais responsabilidades do nutricionista, necessidade da atualização constante e salário.

Se interessou pela profissão? Faça uma busca de vagas!

Importância da formação universitária
É importante porque o estudante vai aprender o todo do nosso organismo; conhecer bastante sobre bioquímica, metabolismo… para conseguir, no futuro, atuar com uma dieta mais personalizada, dentro da realidade.

Dicas para quem está estudando
Aproveitar ao máximo o conteúdo da faculdade, mas não se basear só na aula, buscar além: ler bastante, aprofundar o conhecimento… nos estágios finais, do último ano do curso, aproveitar ao máximo para identificar qual área seguir. É nessa fase que o estudante vai identificar o que mais gosta, o que não gosta.

Áreas de atuação
A gente viu uma demanda muito grande de cursos na área, não só de graduação, mas de pós-graduação, o que está sendo muito bom para nós, nutricionistas. O reconhecimento para o futuro profissional está sendo maravilhoso, está aumentando o número de nutricionistas no mercado e, ao mesmo tempo, as áreas de atuação estão expandindo. Temos hoje nutricionistas nas academias, clubes, restaurantes industriais, cantinas, padarias, supermercados, clínicas – não só as individuais, mas com endocrinologistas, dermatologistas, estéticas, e os centros que combinam um pouco de tudo.  

Principais responsabilidades
O que é saudável para uma pessoa pode não ser para outra. É importante verificar quais são as necessidades, a carência de nutrientes da pessoa ou o excesso de consumo, verificar a taxa metabólica basal (quanto o nosso corpo gasta em repouso; isso vai fazer diferença na hora de elaborar o cardápio, já que nos baseamos no valor calórico para montar um plano alimentar). Existem metabolismos mais rápidos, outros mais devagar.

Atualização profissional
É importante estar atualizado sempre. A cada dia surgem novos ambientes, nutrientes, doenças… a gente tem de buscar conhecimento.  

Salário
Por conta das diversas opções na área de Nutrição é difícil medir quanto pode chegar o salário. Vai depender do profissional, da força de vontade. O piso salarial inicial gira em torno de R$ 1,5 mil.  

Saiba mais sobre outras profissões:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: