Notícia Independente

Informação diferenciada para você

  • Estatística

    • 13,652 visitantes
  • agosto 2010
    D S T Q Q S S
    « jun   dez »
    1234567
    891011121314
    15161718192021
    22232425262728
    293031  
  • Editorias

  • Assinar

Lei a ser aprovada na California visa diminuir o poder do tráfico internacional

Posted by Roberta Andrade Cylleno em 12/08/2010

Plantação de maconha ao norte da Califórnia (EUA)

A liberação, ou não, da maconha é um questionamento que tem crescido nos últimos anos. A revista Newsweek publicou uma nota (na edição de 26 de julho de 2010) para alertar os problemas causados pelos carteis da droga, principalmente entre a fronteira do México e Estados Unidos.

Especialistas afirmam que a maconha é responsável por 20% a 50% do lucro do mercado ilegal de produção de entorpecentes. Com a intenção de diminuir o poder do crime organizado internacional no tráfico de armas e influências, o estado da California colocará em votação, no mês de novembro, a legalização de produção e venda doméstica da droga. A população ainda está dividida.

Se o projeto for aprovado a estimativa é que a California passe a ser o principal fornecedor de maconha para o resto do país. Além de ser esperada uma queda de 80% no valor do produto. É claro que isso dependerá do valor dos impostos cobrados pela produção e comercialização da cannabis sativa.

A medida não terminará com os carteis já que, além da maconha, também há o comércio elevado de outras drogas como a cocaína, a heroína e as metanfetaminas. A esperança é que, pelo menos, a ação amenize a ação do tráfico.

Veja o projeto idealizado na Califórnia

A situação no Brasil

A mídia constantemente noticia marchas que acontecem em todo o país em prol da liberação da maconha. A mais recente aconteceu em Natal (RN), no final de julho desse ano. Até o ex-ministro do Meio Ambiente Carlos Minc já participou de uma no dia 9 de maio de 2009, o que causou grande polêmica devido ao cargo público que ocupava na época.

O principal caminho de entrada da maconha no Brasil é através do Paraguai. Os governos dos dois países têm um acordo para a erradicação do plantio. No Brasil, a legalização da maconha parece longe de se tornar realidade. Enquanto marchas acontecem pedindo a discriminalização da droga e do usuário, pouco se fala nas soluções que deveriam ser tomadas caso isso acontecesse.

Preocupações com a ética e a segurança surgem quando o assunto é abordado. Haveria um incentivo ao consumo de outras drogas? A liberação da maconha diminuiria o poder do crime organizado ou abriria brechas para a legalização do crime?

Uma resposta to “Lei a ser aprovada na California visa diminuir o poder do tráfico internacional”

  1. A cantora Janis Joplin, um mito da contracultura e dos anos 1960, detestava certos tipos de drogas como LSD e maconha, mas acabou morrendo de overdose de hero na.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: